terça-feira, 5 de abril de 2011

Orçamento Participativo Jovem

O que é?
É um instrumento mediante o qual os jovens munícipes do Concelho da Trofa (até aos 30 anos) podem reunir-se para deliberar e decidir sobre as prioridades do orçamento municipal e supervisionar a sua execução. O Orçamento Participativo Jovem visa também contribuir para o exercício de uma intervenção informada, activa e responsável dos jovens cidadãos nos processos de governação local, garantindo a participação individual, em contexto escolar ou através do movimento associativo.
Como participar?
Todos os jovens residentes no Concelho da Trofa, nomeadamente aqueles que estão ligados ao movimento associativo ou a frequentar o ensino superior, com idades compreendidas entre os doze e os trinta anos de idade, inclusive. Todos os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário matriculados nos estabelecimentos de ensino do concelho da Trofa, públicos e privados.
O que podem propor?
Durante o ano de 2011, os jovens trofenses vão decidir e supervisionar as prioridades nas áreas de Cultura, Desporto, Educação, Juventude, Ambiente e Serviços Sociais.
Como se elegem as propostas
Na dimensão deliberativa, os jovens podem votar, em sede de assembleia concelhia jovem, projectos relacionados com as políticas de juventude por si elaborados ou apresentados pela Câmara Municipal, para integrarem a proposta de Plano de Actividades e Orçamento da Câmara Municipal da Trofa, para posterior inscrição no Orçamento e Plano de Actividades.
É bom para ti
Poderás falar com toda liberdade e as tuas opiniões serão valorizadas. Conhecerás melhor o território e os teus vizinhos. Descobrirás o funcionamento da autarquia e a sua administração em geral. Tomarás parte na tomada de decisões importantes que afectam o teu município, que é o lugar onde vives.
É bom para a Trofa
O bom funcionamento do Município não é fruto do trabalho exclusivo da administração municipal, precisa da participação activa dos munícipes nos assuntos públicos e na vida colectiva, para que a cidadania participativa aconteça e seja também protagonista na gestão municipal. Neste projecto todos os habitantes da Trofa são imprescindíveis.  

Sem comentários:

Enviar um comentário